sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

"Moro num país tropical"

Todos os dias nos jornais ouvimos e lemos sobre a temperatura quase desumana que assola nosso país. Não seria necessário acompanharmos o noticiário para percebermos que estamos enfrentando um dos verões mais quentes da história e a tendência é só piorar.
Então reflito ainda mais nessa época do ano algo que martela em minha cabeça desde sempre: brasileiro adora imitar.
Brasileiro adora imitar planos políticos, adora imitar tendências gastronômicas, imita a utilização de línguas estrangeiras, estilos e vestimentas.
Devemos concordar que por questão de sorte geográfica vivemos em um país tropical graças a Deus e que portanto devemos nos comportar e nos vestirmos como manda o clima local.
Caminhando pelas ruas do Itaim Bibi em São Paulo no horário do almoço, horário também em que o sol está em seu ápice de exibicionismo brilhante, o que mais vemos são homens de palitós e gravatas que por pouco não se confundem com forcas estilizadas.
Pois bem, devemos entender que o traje pode parecer elegante e dar um ar austero aos pobres engomadinhos, porém, esse tipo de roupa inventado na Europa cai bem para o clima da Europa.
Não vemos pessoas de sunga na neve, nem bundas gigantes balançando em carros alegóricos no carnaval da Alemanha. Cada um com suas necessidades e sua cultura.
Mas não, se o Brasil desde a descoberta até a independência serviu de escravo para os europeus, porque haveria de mudar agora né? Continuemos usando palavras como delete, feeling e good em nosso vocabulário. Vamos preferir comer no Outback e colocar os nomes dos estabelecimentos todos em inglês porque isso é glamuroso.
Até depois de mortos temos de ser enterrados bonitinhos no estilo Black Tie.
Enquanto os trabalhadores se adptaram a pingar dentro de roupas criadas para um padrão que não é nosso só para chegar cada vez mais perto de uma cultura que não é a nossa, os latinos continuam sendo hostilizados em países europeus que são nossos sonhos de consumo.
No Hawai as pessoas trabalham de bermuda e camiseta, algo que condiz muito mais com a realidade.
Talvez um dia mude...quem sabe....
É CARNAVAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário