sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O dia da igualdade HUMANA

Hoje é o dia da Consciência Negra, mas tento entender que tipo de consciência um feriado desse tipo quer promover. Em um país como o Brasil, em que sua maioria é de negros e mestiços, o próprio dia-a-dia deveria mostrar a realidade: somos todos iguais.
Saiu hoje no jornal O Dia do Rio de Janeiro que um grupo de mulheres do movimento negro vai protestar contra a cena da novela Viver a Vida em que a atriz Thais Araújo leva um tapa de Lilia Cabral enquanto se ajoelha para pedir perdão.
Chega a ser patético ler esse tipo de notícia, assim como ser conivente com essa sensação de inferioridade que alguns negros têm. Cotas em universidades e feriados nacionais por si só já geram essa separação entre pessoas que fazem parte da mesma raça, a raça humana.
O preconceito existe sim, não só em relação à cor da pele, mas contra homossexuais, deficientes e todo tipo de pessoa que tenha uma característica diferente do que seres mesquinhos consideram "normal". Porém essa guerra aberta por parte desses grupos anti-racismo não vai diminuir o problema e sim gerar uma distância cada vez maior entre seres humanos.
Com certeza a atriz que levou um tapa em cena não se sentiu discriminada, dias antes a personagem de Helena vivida por Thais Araújo deu um tapa em Aline Moraes e a imagem foi repetida várias vezes em outros capítulos sem que gerassse nenhum tipo de polêmica.
Se essas mulheres estivessem preocupadas em diminuir o preconceito, lutariam a favor de todos os grupos discriminados e não contra os brancos, pois isso nada mais é do que um terrível PRECONCEITO.
Mudaria o nome desse feriado para: O dia da igualdade humana.


 Imagem de arquivo pessoal




Como diz o samba Nosso Grito:
"É hora de darmos as mãos do negro ao branco se unir
gritando numa só razão!"










Imagem de arquivo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário